Videoinstalação que enfatiza relatos pessoais em dois momentos; um deles justapõe instantes de “vigília”, silêncios, suspiros, interstícios entre uma fala e outra (8 monitores de vídeo); o outro anuncia, foca no que é dito para transparecer questões recorrentes e decisivas nos sentidos de ocupação dos espaços.

Os vídeos que originaram Anunciación foram captados durante a deriva Trânsito à Margem do Lago, ação realizada ao redor do lago artificial da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu (por muito tempo a maior produtora de energia elétrica no mundo). Trânsito à Margem do Lago foi contemplado com o Prêmio Interações Estéticas em Pontos de Cultura, Ministério da Cultura do Brasil em 2009.

Vigília


* Vídeo sem áudio

Anunciacíon


1

Estuve siguiendo el impacto negativo de dos grandes mega proyectos, dos grandes represas, muy importantes para la región Brasil, Argentina y Paraguay, que son Itaipú y Yasyretá. Pero cada impacto fue de tal magnitud que expulsaran, esos dos proyectos, Yasyretá por Argentina en el caso Paraguayo, Itaipú binacional Brasil/Paraguay, expulsaran a los indígenas a los basurales. En este momento se ustedes van a los basurales, Hernadarias, en el basural de Hernadarias hay indígenas que se transformaran en basura, viven de la basura, con la basura, para la basura y por la basura. Yo hice un estudio sobre eso, en el caso de Yasyretá, tu vas al basural de Ciudad del Este y va encontrar indígenas que son basura, lixo, lixo que não é lixo.

2

Quando as mulheres estão entendendo as coisas, é mais fácil de planejar como fazer as coisas. Mas se somente os homens estão organizados e as mulheres não entendem nada, é difícil fazer as coisas. Nós lutamos pelos direitos humanos, pelos direitos das mulheres. Em nossa organização, em primeiro plano está a unidade produtiva. Por exemplo, não são só os homens que têm que trabalhar na agricultura, mas eles também têm que fazer as tarefas domésticas. Temos lutado por isso, para nos ajudarmos (mutuamente). Em nossa vida diária aqui, quando faço algo meu filho já pega a vassoura para limpar a casa, faz fogo, se às vezes não posso cozinhar ele entra na cozinha, se tem roupa para lavar, lava a roupa. Dentro da casa existe muito trabalho a ser feito.

3

Innumerables casos, innumerables.
Y como intentan, tratan y luchan de cedularse, venden su cocina, venden su vaquita, su chancho e van y vienen, y van y vienen, y no pueden cedularse, y desisten. Y ja van dejando que los hijos crezcan de la misma manera. Esto no es bueno. San personas que no tienen identidad, se moran en la calle, nadie se enteró de que nacieran. No tienen derecho alguno dentro del país y fuera menos, no pueden salir.
¿Porque privarlos?
Hay muchísimos casos y imagino que en todo Paraguay.

4

Yo le pregunte a un Eso:
¿"Qué es dinero para ustedes?"
"Esto no es nuestro. Nosotros le llamamos 'papel que huele feo'."
Carlos Marx había dicho que el dinero era un fetiche, pero los mbya lo definieron en su justo lugar.

5

Sara nos conta que em Ciudad del Este – onde passa a maior parte do tempo, pois estuda nas proximidades – não há água potável. Explica que a capacidade dos tanques de tratamento de água é de 60 mil litros; é preciso 10 dias de processo para torná-la potável; são consumidos 60 mil litros de água por dia em Ciudad del Este, o que significa que o tempo de tratamento não passa de uma noite.

Claudia Washington e Lúcio de Araújo