Todavia Rohayhu

Documenta e recria a exposição 5 Lagos em Trânsito à Margem do Lago

Todavia Rohayhu

Acesse o catálogo Todavia Rohayhu em versão digital (.pdf)

O catálogo Todavia Rohayhu traz especificações técnicas dos ambientes montados na exposição; um texto que apresenta o seu conteúdo assim como o do processo que a gerou; um segundo texto intitulado Mediação e Interação, o qual aborda o modo como os desdobramentos gerados no trabalho implicam diferentes personas atuantes e configura uma prática do tempo alargado que se transforma diante das situações e dos papéis exercidos por quem a atravessa; e o Pequeno Questionário Abstrato para uma Montagem proposto por Janice Martins Sitya Appel. Além desse papel documental e reflexivo propõe uma nova leitura dos material exposto em 5 Lagos, remodelando o recorte conceitual original para espaço gráfico (impresso).

A exposição 5 Lagos foi composta por cinco proposições ambientais que se entrecruzam e articulam vídeo, áudio, fotografia e textos gerados e captados durante a deriva Trânsito à Margem do Lago (trabalho iniciado em 2009 na fronteira entre Brasil e Paraguai).

A abordagem curatorial considerou o recorte conceitual a partir da natureza dos registros e das situações que os geraram. Anunciación; Vila C; Travessia; Outras Palavras; e Rádio Marangatu. Além dessas cinco proposições a exposição contou com o “Plano de Inundação da Capital”.

Anunciación; Rádio Marangatu; Travessia; Vila C; e Outras Palavras; tratam do atravessamento midiático, de projetos não realizados, de rios submersos, de encontros, da fragmentação, da construção da paisagem, dos diálogos e conexões reveladas e produzidas durante a exploração de um espaço de intenso fluxo humano, produzido pela condição de fronteira, pela instalação da Usina Hidrelétrica de Itaipu e pela criação de uma zona de livre comércio no Paraguai.

O processo de seleção de material e produção da exposição foi iniciado em 2011 e contou com uma nova incursão à região de fronteira. As novas leituras surgidas após a imersão nos arquivos levaram à busca da complementação da documentação e ao reencontro com colaboradores que também participam da exposição, são eles Marly, Spaniol e Urbano.

A exposição 5 Lagos foi realizada no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba - Centro Cultural Solar do Barão, que fica na rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, no centro de Curitiba, através do Edital Ocupação de Espaços de Exposições da FCC – 2010. Entre março e maio de 2012 a proposta artístico/curatorial de Claudia Washington e Lúcio de Araújo, com montagem de Janice Martins Sitya Appel esteve aberta ao público e ofertou, além da exposição, atividades como a palestra Montagem e Museografia em Artes Visuais: Poéticas e Espaço Expositivo com Janice Martins Sitya Appel que tratou do caso 5 Lagos e a montagem para o Museu da fotografia Cidade de Curitiba além de abordar suas principais montagens já realizadas; a Palestra Desencadeamentos Poéticos em 5 Lagos, com Claudia Washington e Lúcio de Araújo; e o Lançamento e distribuição do livro Rohayhu/Todavia, catálogo da exposição 5 Lagos. Essas duas últimas atividades fizeram parte da Semana de Museus.

Claudia Washington e Lúcio de Araújo